Dicas de como cuidar de orquídeas

Se você comprou ou ganhou uma orquídea e não sabe como cuidar corretamente dela. Abaixo são mostradas algumas dicas fundamentais para manter sua orquídea saudável e bela:

 – Coloque a orquídea em um local bem iluminado com luz solar ou artificial, e não exagere na exposição da planta aos raios solares que podem queimar suas folhas. Preste atenção nas cores das folhas e procure um meio termo, se as folhas estiverem escuras a planta precisa de mais iluminação, e se estiverem claras procure um local menos iluminado.

– Quando as raízes da orquídea começarem a sair do vaso é hora de replantá-la. O lado que está nascendo os brotos é a frente da planta que deve ser colocada dois dedos da borda do vaso, e o outro lado é a parte de trás que deve ficar encostada no vaso, de acordo com a figura abaixo:

vaso-orquidea

– Não coloque a orquídea em um vaso muito grande, pois a floração da planta pode demorar mais tempo. Quando a planta está em um vaso pequeno cria raízes para buscar mais nutrientes e fica limitada pelo espaço, consequentemente, acaba florescendo. Em um vaso maior a planta tem mais espaço para buscar nutrientes e acaba demorando a florescer.

– O vaso de cerâmica retém menos água, pois é poroso e não impede a passagem de ar, e a temperatura do vaso diminui devido à evaporação da água. O vaso de plástico é inerte e retém mais água. O vaso deve ter furos no fundo para a saída do excesso de água e entrada de ar.

– Primeiramente coloque no vaso algumas pedras britadas ou cacos de telha para facilitar a drenagem da água.

– A maioria das orquídeas é epífita, ou seja, crescem sobre as árvores. As orquídeas terrestres crescem na terra e as rupícolas crescem sobre as rochas. Caso sua orquídea seja epífita não plante na terra, pois ela irá morrer.

– Use determinados substratos que são um suporte para as raízes da orquídea e mimetizam o ambiente natural da planta. Se for uma orquídea epífita o substrato deve ser poroso como isopor, casca de pinus, chips de coco, fibra de coco ou carvão vegetal. Na orquídea terrestre use terra e húmus de minhoca, e para a rupícola utilize substratos porosos e pedras. Você pode fazer uma mistura dos substratos de modo a ter um substrato que permita a circulação de ar e a retenção ideal de umidade para a planta.

Clique aqui para obter mais informações de como cuidar de orquídeas

– O excesso de água é o principal fator que prejudica a planta, por isso antes de molhar a planta coloque o dedo no substrato para verificar se realmente precisa de água. Então, procure molhar as folhas com um borrifador e só um pouco o substrato, e não exagere na quantidade de água.

– Se for fazer a divisão da sua orquídea corte no rizoma, e deixe pelo menos quatro folhas para que a planta cresça saudável e floresça. Quando for cortar esterilize o instrumento cortante para evitar a transmissão de doenças para a planta. Use um maçarico de cozinha e certifique que a chama esteja acima de 200 ºC, após esfriar faça o procedimento. Se for usar em outra orquídea esterilize novamente.

divisão-da-orquídea

Divisão da orquídea

– Use uma pasta de canela em pó com água de consistência média depois de cortar a planta, e com um pincel ou cotonete passe no local do corte. A canela em pó é um ótimo cicatrizante e fungicida.

– Faça um inseticida natural para combater cochonilha, pulgões e lagartas fazendo uma calda de fumo de corda. Essa calda é composta de fumo de corda, água e sabão em barra. Misture todos os componentes e deixe descansar por um dia, em seguida borrife nas plantas.

Assista o vídeo abaixo e clique aqui para obter mais informações de como cuidar de orquídeas:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s